9 de mar. de 2011

Preparador físico dá dicas de exercícios simples para fazer sentado

23/02/2011 10h45 - Atualizado em 23/02/2011 12h35


Preparador físico dá dicas de exercícios simples para fazer sentado

José Rubens D’Elia é parte do time de consultores do programa.

Segundo ele, poucos minutos de atividade já fazem diferença.

Do G1, em São Paulo

O preparador físico José Rubens D’Elia ensinou a fazer exercícios simples e rápidos em casa e no escritório para quem fica muito tempo sentado. Segundo o consultor do Bem Estar, mesmo poucos minutos de atividade física regular já ajudam a ter uma vida mais saudável e sem dores.

D’Elia é preparador físico dos velejadores Robert Scheidt e Lars Grael e já treinou pilotos de Fórmula 1, como Bruno Senna, Christian Fittipaldi e Rubens Barrichello, entre outros atletas.

O preparador explicou que, ao longo do dia, é muito importante fazer pausas - mesmo pequenas - para se levantar e andar. D'Elia disse que é fundamental dar “bom dia para a coluna” – ou seja, alongá-la por inteiro. E esse é um exercício que pode ser feito mesmo sentado.

A origem da palavra sedentário é “sedia”, que significa cadeira. Sedentário, portanto, é quem fica muito tempo sentado. O taxista João do Vale, de 62 anos, e a secretária executiva Célia Merlin, de 56, estiveram presentes no estúdio para contar um pouco da rotina e da saúde deles.

Antes de dirigir pelas ruas de São Paulo, João trabalhava em um escritório e, há 20 anos, teve um infarto. Seis anos depois, passou por uma cirurgia do coração. Hoje, o taxista passa muito tempo sentado e não faz nenhum exercício. Quando chega em casa, reclama de dor nas costas e nas pernas.

Célia já ficou 9 horas sentada direto no trabalho sem perceber. Atualmente, programa o computador para emitir um alerta, que a avisa sobre a hora de caminhar um pouco. A secretária também sobe escadas sempre que pode, uma dica dada pelo médico Drauzio Varella no Bem Estar da última segunda-feira. Para trabalhar a postura, os músculos e se alongar, Célia ainda faz aulas de pilates.

LINK :glo.bo/hrl0FYhttp://glo.bo/gYfKnm

Nenhum comentário:

Postar um comentário