9 de mar. de 2011

Praticar esportes na areia alivia o estresse e ameniza impacto do corpo

04/03/2011 10h35 - Atualizado em 04/03/2011 12h42


Praticar esportes na areia alivia o estresse e ameniza impacto do corpo

Preparador José Rubens D’Elia falou das vantagens desse tipo de exercício.

No verão, as pessoas têm mais vontade de cuidar da saúde e ficar em forma.

Do G1, em São Paulo

No verão e nos meses que o antecedem, as pessoas ficam com mais vontade de cuidar da saúde, se exercitar e entrar em forma. A atividade física alivia o estresse e não há lugar melhor que a areia, principalmente se for da praia, para praticá-la.

Por isso, o Bem Estar desta sexta-feira (4) contou com a presença do preparador físico e consultor José Rubens D’Elia para falar sobre os benefícios desse tipo de esporte e fazer algumas demonstrações em uma caixa montada no estúdio do programa. Ele também ensinou exercícios que podem ser feitos em casa, como estender a roupa no varal ou caminhar segurando sacolas de supermercado.

Ao lado de D'Elia, participou o professor de geriatria da Faculdade de Medicina da USP Wilson Jacob Filho, que fez indicações de atividades para idosos. Segundo o médico, respondendo a uma pergunta da internet, qualquer exercício físico é recomendado para uma senhora de 60 anos.

"O estímulo à vida ativa nas práticas cotidianas deveria ser universal. Todos nós deveríamos fazer isso em todas as idades", destacou Jacob Filho. Ele sugeriu trocar o elevador pela escada, o carro pela caminhada ou passear com o cachorro.

Na opinião da arquiteta Fernanda Meneghello, fazer exercícios na praia é perfeito, porque, além do mar, você vê outras pessoas e esquece dos problemas. Para quem gosta de caminhar na areia, o ideal é usar tênis, segundo o preparador Alessandro Santos. Mas, se for por lazer, não há problema em andar descalço.

Os que preferem correr devem, sim, optar pelo calçado, até para evitar pisar em algum objeto pelo caminho. A indicação vale tanto para a areia fofa como dura, e a recomendação é correr na mesma postura de um exercício na calçada: os braços devem estar na lateral do corpo e o tronco deve ficar reto, nem à frente nem atrás.

Para descansar de uma caminhada, é bom caminhar na água até a altura do joelho, apontou Santos. O recomendado são de 15 a 20 minutos. O frescobol é outro esporte indicado, que trabalha perna, coxa e abdômen. E há as inovações, como o beach tênis. “É um esporte mais tranquilo, a bolinha e a raquete são leves, é para todas as idades”, disse o aposentado Eugênio D’Ângelo.

Além dessas modalidades, destaca-se o já tradicional futevôlei. O único cuidado que Santos pede é em relação à hidratação e ao uso de protetor solar e óculos escuros, pois os participantes às vezes passam horas jogando sob o sol forte. Já a sobrecarga do joelho motivada pelos saltos no vôlei de quadra é amenizada pelo terreno instável da areia.
 LINK: http://glo.bo/gYfKnm

Nenhum comentário:

Postar um comentário