20 de mar. de 2011

ALIMENTOS QUE AJUDAM O INTESTINO

17/03/2011 10h57 - Atualizado em 18/03/2011 15h11


Alimentos ajudam a melhorar o intestino preso, diz especialista

Gastroenterologista Luciana Lobato esteve presente no Bem Estar desta 5ª. Problema costuma prejudicar humor e causar irritabilidade, inchaço e estresse.

Do G1, em São Paulo

Você sabia que a palavra “enfezado” vem de “fezes”? É que, quando alguém está com o intestino preso, costuma apresentar também mau humor.

Cerca de 20% da população brasileira tem esse problema, que atinge mais as mulheres. Por que algumas pessoas vão poucas vezes ao banheiro, o que isso acarreta e quais alimentos podem ajudá-las foram tema do Bem Estar desta quinta-feira (17), no qual esteve presente a gastroenterologista Luciana Lobato.

No estúdio, Luciana explicou como são o intestino delgado e o grosso, quais as funções deles e o caminho percorrido pelos alimentos. O primeiro tem cerca de 7 metros e absorve tudo o que se come. O que não é aproveitado cai no intestino grosso, que tem 1,5 metro de comprimento e absorve o restante da água. É nesse lugar que se formam as fezes, que levam de 48h a 72h para serem eliminadas após a ingestão. Por isso, o ideal é fazer cocô diariamente ou dia sim, dia não.

Nesses períodos de intestino preguiçoso, além de afetar o ânimo, há uma sensação de irritabilidade, inchaço e estresse, que pode ser acompanhada de dor e desconforto. A tensão só diminui quando a situação se normaliza. Para isso, a especialista deu uma dica: alimentação saudável. Segundo ela, esse é o segredo para o organismo funcionar bem.

Muitas pessoas apelam para uma dieta intensiva de frutas, verduras e fibras, na tentativa de regular esse “reloginho”. Outras apostam na linhaça, ameixa, aveia, em sucos, chás e, em último caso, remédios.

Segundo a médica Luciana, os alimentos que podem ajudar um intestino preso são:

- Frutas como mamão papaia, laranja, ameixa preta seca e abacaxi seco;
- Legumes e verduras como alface, couve, couve-flor, repolho verde, tomate, cenoura, mandioquinha, ervilha, milho, grão-de-bico e feijão preto;
- Alimentos integrais, como pão francês, arroz e biscoito;
- Fibras como barra de cereal, cereal matinal e farelo de trigo;
- Amendoim;
- Iogurte regulador da flora;
- Água;
- Azeite de oliva
Já os itens que podem dificultar são:
- Fast-food;
- Salgados, como coxinha, empadinha, esfiha e batata frita;
- Doces como chocolate, brigadeiro, quindim, pão doce, sorvete e sonho;
- Açúcar;
- Pão francês;
- Refrigerante;
- Suco de caixinha

A gastroenterologista disse que é fundamental ter um horário fixo para ir ao banheiro. De acordo com ela, reguladores de intestino, que são uma fonte de fibras sintéticas, só devem ser tomados após fazer todas as tentativas com alimentos. É que tanto esses produtos como os laxantes prejudicam o corpo a longo prazo, pois o tornam dependente, demandam cada vez mais doses e, por fim, não fazem mais efeito.

Além disso, Luciana mostrou os tipos de cocô e o que indica cada um. Ela destacou que não se deve segurar a vontade. Assim que ela aparecer, deve ser obedecida

LINK. http://glo.bo/hFYz8z

Nenhum comentário:

Postar um comentário